Últimas Postagens

Extraído da Revista Época - Por Julio Lamas

Com a primeira parte de "Harry Potter e as Relíquias da Morte" chegando aos cinemas no dia 19/11 e as salas de cinema mais uma vez se enchendo de fãs, a pergunta que todo editor de livros gostaria de poder responder é: "Onde está o próximo Harry Potter?" ou "Como conseguir sucesso igual com um livro infantil?".

Segundo o crítico e doutor em Literatura Infantil Peter Hunt, talvez a série Harry Potter tenha sido um fenômeno cultural por fornecer os valores morais que faltam aos nossos tempos, dentro de uma narrativa que reflete as incertezas e dúvidas da pós-modernidade e que afligem tanto os jovens quanto as suas famílias.

O Dr. Peter Hunt é autor de Crítica, Teoria e literatura infantil (Cosac&Naify), editor da International Companion Encyclopedia of Children's Literature (Rutledge). É também professor emérito de Literatura Infantil da Cardiff's University, o primeiro curso do gênero na Grã-Bretanha e como um dos críticos mais importantes de literatura infantil do mundo obteve reconhecimento internacional com os prêmios International Brothers Grimm Award (Japão) e o Distingued Scholarship Award (Estados Unidos). 

Acervo Pessoal

ÉPOCA – O que a série Harry Potter representa para literatura infatil contemporânea?
Peter Hunt -
Coisas boas e coisas não tão boas! A mais óbvia é que a série elevou o perfil da literatura infantil - mais pessoas estão pensando e falando sobre isso. Eventos e conferências relacionadas aos livros infatis agora ganharam mais publicidade e a discussão sobre a alfabetização aumentou. O número de filmes sobre fantasia também aumentaram muito. No entanto, em países de língua inglesa principalmente, isso não tem se traduzido em crianças lendo mais. O efeito negativo é que todos os editores e publishers parecem estar procurando pelo 'clone' do Harry Potter - uma cópia que alcançará o mesmo patamar de sucesso - e o resultado tem sido um monte de imitações um tanto chatas, que limitaram ainda mais a publicação de material original.

ÉPOCA – Além do enorme sucesso comercial, quais são as principais características dos livros de J.K. Rowling que são tão apelativas aos jovens desta geração? E como a série se diferencia de outros fenômenos culturais do século XX?
Hunt -
Essa é uma pergunta que muitos editores gostariam de ter a resposta para! O sucesso de Harry Potter deve ter muito a ver com o fato de ser o livro certo na hora certa. Contem muito dos valores e das idéias tradicionais - disciplina, um mundo paralelo no qual as crianças são importantes, o retratos dos adultos do mundo real como incompetentes - os trouxas -, um forte apelo para o trabalho em equipe, amizade,o núcleo familiar, honestidade, lealdade e sacrifício tudo em face da crueldade e da maldade. Quase todas essas coisas parecem atender uma demanda, tanto de crianças quanto de adultos, num tempo em que o mundo ocidental parece ausente desses elementos. Mas o fato da série ter sido tão comercializada e copiada, pode ter diluído esse efeito e seu sucesso se prolonga, porque o seu marketing é bem feito. Eu acho que esse é o caso raro de um livro que falou com a necessidade das pessoas no momento exato - por isso acredito que esse tipo de sucesso não será repetido por um bom tempo.

A maioria dos elementos no livro - escola, mágica, o anti-herói - são tradicionais e não são por si garantia desse apelo que o Harry Potter tem com as massas - na verdade uma história que se passa num colégio interno inglês exercer essa atração é um mistério.

O fato de Rowling criar uma grande e detalhado mundo possa ser a maior fator na popularidade do livro, basta comparar com [J.R.R.] Tolkien e sua "Terra Média" (a série 'O Senhor dos Anéis"). Os leitores podem "aprender" esse mundo e se tornar "locais".

ÉPOCA – Quais são os principais valores encontrados em Harry Potter? De alguma forma eles entram em conflito com os valores da realidade, como os da religião?
Hunt -
Como eu disse, muitos dos valores que encontramos nos livros são negligenciados no 'nosso' mundo, o mundo dos 'trouxas'. A única coisa que falta na obra é religião, apesar de agregar muitos dos valores cristãos e da ética ocidental. É muito estranho que livros com elevação da moral humana, amor, generosidade, valores familiares e trabalho duro, assim como todas essas coisas tradicionalmente idealizadas, acabam sendo atacadas por líderes da Igreja. Talvez o sucesso do livro devesse mostrar para os adultos o que as crianças realmente querem, e não está sendo dado pelo mundo adulto.

ÉPOCA – Harry Potter de alguma forma moldou ou reflete a maneira de pensar e agir de seus leitores?
Hunt -
Não estou certo de que isso possa ser mensurado, mas suspeito que os livros que absorvem os seus leitores, como os livros do Harry Potter fizeram, devem transmitir suas posições ideológicas. Então, a sua influência não deve ser refletida no comportamento a curto-prazo, mas nas suas atitudes subjacentes lá no futuro. E isso é o que preocupa quem não aprova os livros, porque tudo o que eles veem é mágica e feitiçaria e eles não conseguem ver que se trata de uma peça, uma ficção. O maior problema de Harry Potter é com as pessoas que acreditam de fato em mágica, feitiçaria e no mal como algo encarnado, real. E como essas crenças geralmente tendem a ir junto com a fé religiosa, há muitos pensamentos confusos ao redor.

ÉPOCA – Como Harry Potter sobreviverá ao tempo e como será lembrado no futuro?
Hunt -
Impossível dizer. Muitos best-sellers são completamente esquecidos, mas pode acontecer de Harry Potter ter sido tão grande e ter quebrado tantos recrodes de venda que manterá seu lugar na história. E como os livros infantis são passados dos pais para os filhos, e muitos pais e futuros pais foram influenciados pela série, que podemos contar com a certeza de que os livros do Harry Potter estarão por aí por um bom tempo. Mas depois disso, o mundo dá voltas e a vida segue, e Harry Potter ainda é, como eu disse, um livro de seu tempo e em 50 anos pode não ser tão interessante.

Postado por @FromHogwarts domingo, 14 de novembro de 2010

0 comentários

Postar um comentário

"Eu sou sonâmbula, sabia? É por isso que eu durmo de sapatos."

Luna Lovegood

Parceiros

Em Breve